Sempre com Fome

06 setembro, 2013

Massa com Cogumelos e Vegetais *

Uma das melhores sensações na cozinha é a de quando se improvisa alguma coisa rápida por desespero e ela funciona melhor que o esperado. Melhor ainda é tentar repetir a receita depois e dar certo de novo. Foi assim que surgiu essa.

  • 250g de tagliatelle ou spaghettoni (evite massas muito finas)
  • 5 cogumelos médios/grandes
  • 5 aspargos
  • 1 tomate médio
  • 5 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de molho inglês (eu gosto, me julguem) **
  • 150mL de caldo de galinha caseiro (não substituir por caldo em cubos) **
  • Óleo de oliva (mais ou menos meia xícara)
  • Sal

Deixe a água esquentando desde o início e comece a massa assim que ela ferver. Enquanto isso, prepare o molho.

Esmague os dentes de alho com o lado de uma faca. Descasque e pique grosseiramente. Remova as cabeças dos aspargos e fatie a parte verde dos talos em diagonal. Fatie os cogumelos, remova o centro e as semente do tomate e corte-o em tiras.

Cubra o fundo de uma frigideira grande com óleo de oliva e aqueça bem. Coloque os cogumelos e refogue, mexendo até que escureçam. Caso a frigideira seque demais, acrescente mais um fio de óleo e espere esquentar. Acrescente o alho e doure por, no máximo, um minuto.

Adicione os aspargos e as tiras de tomate, e mexa rapidamente uma ou duas vezes enquanto a frigideira está quente. Abaixe o fogo, tempere com duas colheres de sopa de sal, coloque mais óleo até formar uma camada de meio centímetro na frigideira e misture bem. Acrescente o molho inglês e o caldo de galinha, espere ferver e mantenha em fogo baixo por mais dois minutos, misturando de vez em quando. Desligue o fogo.

Caso a massa não esteja pronta, reaqueça o molho por um minuto em fogo baixo quando ela estiver quase no ponto.

Escorra a massa e coloque-a embaixo da água fria para interromper o cozimento e devolva-a à panela. Derrame na massa todo o caldo da frigideira, sem os pedaços. Ligue novamente o fogo e continue misturando bem até a panela começar a chiar - a massa deve estar toda coberta com o caldo.

Divida a massa em duas porções e sirva com os cogumelos e vegetais que ficaram na frigideira.



* Separei "cogumelos" de "vegetais" no nome só para ser rigoroso. Na minha cabeça cogumelos são vegetais. Assim como o que não é carne é salada. Tipo batatas fritas.

** Não é uma boa idéia mudar as quantidades de caldo e molho inglês. Qualquer exagero nos dois vai acabar dominando todo o gosto da comida.

Sem comentários

Postar um comentário

Sempre com Fome